Mutirão promovido pelo Incra do Rio de Janeiro deve fornecer documentos a 5 mil mulheres

09/12/2005 - 17h16

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio – O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária do Estado do Rio de Janeiro (Incra/RJ) realiza amanhã (10), no município de Campos, o 2° Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural.

O superintendente do órgão, vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, Mário Lúcio Melo, disse hoje (9) em entrevista à Agência Brasil que a iniciativa deve beneficiar cerca de cinco mil trabalhadoras rurais. Segundo ele, um dos maiores problemas que essas mulheres enfrentam é justamente a falta de documentação, como carteiras de identidade e de trabalho, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e certidão de nascimento.

Além de promover a cidadania, avalia o superintendente, o mutirão permite a emancipação das mulheres, que passarão a ter acesso a programas sociais do governo federal, como o Programa de Financiamento à Agricultura Familiar (Pronaf) e o Bolsa-Família.

Participam do evento seis prefeituras do Norte-Noroeste, região mais carente do estado: Campos dos Goytacazes, São Francisco do Itabapoana, São Fidélis; São João da Barra; Quissamã e Cardoso Moreira. No primeiro mutirão, realizado em outubro passado, participaram mais de mil mulheres.