Mais duas farmácias populares atenderão moradores de região metropolitana do Rio

09/12/2005 - 19h11

Cristina Índio do Brasil
Repórter da Agência Brasil

Rio - Os moradores dos municípios de Magé e Seropédica, na região metropolitana do Rio, já podem contar com farmácias populares para a compra de medicamentos a preços de custo.
As unidades foram inauguradas em parceria entre o Ministério da Saúde e as duas prefeituras.

Os remédios oferecidos são adquiridos pela Fundação Oswaldo Cruz para o programa Farmácia Popular. Com as inaugurações de hoje, o projeto já conta com 72 unidades, em 44 cidades do país. Em todo o estado do Rio, existem outras 11 farmácias deste tipo que estão em fase de instalação.

Em Seropédica, conforme a previsão do Ministério da Saúde, serão atendidas 75 mil pessoas. Em Magé, a estimativa é atender 250 mil pessoas, incluindo os moradores do município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

Nas duas unidades, os usuários terão à disposição 95 itens de medicamentos e produtos farmacêuticos, em duas mil apresentações comerciais, como cartelas, frascos e injetáveis.
O secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, José Gomes Temporão, disse que o aumento de unidades inauguradas fortalece a estrutura do Farmácia Popular, criado para fornecer à população medicamentos da cesta básica a preços mais baixos.

Segundo o Ministério da Saúde, atualmente, existem no país 281 unidades habilitadas em fase de instalação. O plano do ministério é habilitar até o fim do ano 330 farmácias populares. As primeiras farmácias populares foram inauguradas em junho do ano passado.