Adriana Franzin
Da Agência Brasil
Brasília - O zoneamento ecológico e econômico das áreas de influência da Rodovia Cuiabá-Santarém (BR-163) será discutido com a comunidade no Pará a partir de segunda-feira (8). Representantes dos setores público e privado, da sociedade civil, de organizações não-governamentais e de movimentos sociais participarão até o dia 12 das reuniões coordenadas pela Agência de Desenvolvimento da Amazônia, instituição vinculada ao Ministério da Integração Nacional com parceria da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Além de incentivar a participação e a conscientização popular sobre o desenvolvimento sustentável, o encontro visa definir o cronograma para a implementação do projeto na área de mais de um milhão de quilômetros quadrados que envolve a BR-163.
A iniciativa é do Grupo de Trabalho Interministerial e faz parte do Plano BR-163 Sustentável. A geração de debates acerca da pavimentação e do desenvolvimento da região é a principal meta desse projeto. Entre outros temas, estão na pauta desses debates as ações de ordenamento territorial e de gestão ambiental, de infra-estrutura, de inclusão social e de cidadania.
As informações são do Ministério da Integração Nacional