População do Rio tem exames de graça no Dia Nacional da Saúde

05/08/2005 - 10h56

Daisy Nascimento
Repórter da Agência Brasil

Rio - O Dia Nacional da Saúde está sendo lembrado pelo Sesc Rio com uma série de atividades gratuitas para a população de baixa renda. No Sesc Tijuca, na zona norte da cidade, durante todo o dia serão feitos testes de glicose e colesterol, aferição da pressão arterial e de índice de massa corporal. Os interessados receberão dicas de alimentação, orientação sobre câncer de próstata e da mama, auto-exame da boca, orientação sobre aleitamento materno, entre outros serviços.

Além do trabalho de prevenção, conscientização e orientação de saúde o Sesc está oferecendo serviços de corte de cabelo, tratamento de unhas e atividades esportivas, como tai chi-chuan, forró, dança de salão e aulas de alongamento. A gerente de Saúde do Sesc Rio, Ana Cristina Pimentel, espera a presença de 1,5 mil pessoas que receberão mais de 15 mil atendimentos.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil ocupa o 125º lugar no atendimento a saúde, no ranking de 191 países, igualando-se ao Egito e perdendo para o Líbano e a Bósnia. As doenças crônicas aparecem como a principal causa de morte e incapacidade da população mundial.

Dados do Anuário de Saúde do Brasil, do Ministério da Saúde, revelam que um terço da população do Grande Rio declarou ser portador de pelo menos uma doença crônica e metade da população do município convive com duas ou mais doenças crônicas. Esse índice, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, supera a média nacional, que é de 31,6%.