Novo presidente do INSS aponta solução para greve e melhor atendimento como prioridades

03/08/2005 - 19h55

Lílian de Macedo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O novo presidente do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Valdir Moysés, tomou posse hoje (03) e já definiu suas prioridades: acabar com a greve dos servidores da previdência social e melhorar o atendimento aos assegurados.

"O INSS tem uma missão fundamental: atender todos os segurados que nos procuram. Mas a prioridade zero é resolver o impasse da greve e reabrir agências da previdência. Teremos dificuldades no atendimento, mas acreditamos que, no curto prazo, conseguiremos atender a demanda e colocar em ordem os processos que estão para serem analisados", explica.

De acordo com ele, os grevistas precisam apresentar uma proposta alternativa para o fim da paralisação. "Faço um apelo para que se pense em uma proposta alternativa. Não podemos continuar com as agências fechadas. A população brasileira não merece este sofrimento."

Valdir Moysés é funcionário de carreira na Previdência Social. É auditor do órgão desde 1987. De acordo com ele, foram estes 18 anos de trabalho que o motivaram a aceitar a presidência do instituto. "Quando o ministro me convidou para assumir este cargo, tive uma reação emocional. Devo muito a esta casa e não posso dar as costas para ela neste momento", afirma.