Brasília - A primeira missão comercial brasileira a Chipre e Israel será coordenada pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, a partir de amanhã (19). Em Chipre, o ministro pretende manter, até quinta-feira (21), contato com autoridades governamentais e lideranças empresariais para ampliação do comércio bilateral, principalmente nas áreas de petróleo e gás, aviação e equipamentos militares.
A viagem a Israel começa ainda na quinta-feira, com o objetivo também de promover a assinatura de acordo de livre comércio entre esse país e o Mercosul, acertada durante a última reunião da cúpula do bloco, em Assunção (Paraguai). Até o dia 27, a missão brasileira negociará ainda cooperação tecnológica, oportunidades de investimentos no Brasil, fundo bilateral para pesquisa e desenvolvimento no setor industrial, e acordo para evitar bitributação.
Para o dia 24 está marcada reunião em Tel-Aviv com o cientista-chefe do governo israelense, Eli Oper, seguida por visita ao Instituto Weizmann, de ciência e tecnologia, e à Teva Pharmaceutical, empresa de medicamentos genéricos.
O último dia da missão prevê participação no seminário 2º Encontro Empresarial Brasil-Israel, organizado pela Apex-Brasil. Depois, será assinado memorando de entendimento entre a Agência e o Instituto de Exportação e Cooperação Internacional de Israel.
As informações são do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior