Adriana Franzin
Da Agência Brasil
Brasília - Crianças das aldeias xavantes do Mato Grosso receberão a partir da próxima semana megadoses de vitamina A. O suplemento será distribuído pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa) a 2,4 mil crianças de seis meses a cinco anos de idade. O programa, coordenado pelo Departamento de Saúde Indígena da Funasa (Desai), pretende seguir as recomendações do Ministério da Saúde e enviar as doses a cada seis meses.
Estudos clínicos mostram que o suplemento da vitamina A melhora a imunidade e reduz a mortalidade infantil causada por doenças infecciosas, como a diarréia. A falta dessa vitamina pode causar ainda problemas na visão como a cegueira noturna. A meta do programa, que tem o apoio da Organização Mundial de Saúde (OMS), do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), é atingir dez mil crianças indígenas em todo o estado.
A seleção das próximas comunidades que receberão as doses será definida a partir do levantamento dos indicadores do Distrito Sanitário Especial Indígena Interior Sul. As aldeias estão localizadas nos estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro.
As informações são do Ministério da Saúde