Companhia ferroviária pode perder concessão para o transporte de produtos perigosos

29/04/2005 - 0h16

Aline Beckestein
Repórter da Agência Brasil

Rio - A Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) poderá perder a sua concessão para o transporte de produtos perigosos. A empresa foi responsável pelo vazamento de 100 mil litros de óleo diesel em Itaboraí, região metropolitana do Rio, nesta terça-feira.

Segundo o secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, Cláudio Langoni, ela demonstrou "negligência e despreparo para agir rapidamente em casos de acidentes, além de possuir um vasto histórico de ocorrências deste tipo. Ele disse que o acidente deve ter acontecido por falta de manutenção da linha férrea, já que "o descarrilhamento ocorreu em linha reta".

De acordo com Langoni, só no Rio já foram sete acidentes, além de outros dois considerados graves, ocorridos em 2003 e 2004, em Minas Gerais. O último deles, "chegou a provocar a suspensão do transporte de produtos perigosos nas ferrovias de Minas até que as linhas fossem recuperadas".

A avaliação do secretário-executivo, a empresa poderia ter impedido que o óleo tivesse chegado até a Área de Proteção Ambiental de Guapimirim se tivesse disponibilizado equipamentos adequados e em maior quantidade logo após o acidente. A FCA também não teria comunicado os órgãos ambientais sobre o acidente, que só foi denunciado quase quatro horas depois pela população local.

Segundo Langoni, a FCA poderá sofrer medidas punitivas no seu processo de licenciamento que ainda não foi concluído. Ele explicou que como toda a malha ferroviária existente no Brasil foi construída antes da lei de exigência ambiental, que é do segundo semestre do ano passado, elas têm até o início do ano que vem para obterem seu licenciamento.