Nilmário diz que desafio é consolidar direitos conquistados

28/04/2005 - 13h17

Priscila Rangel
Da Agência Brasil

Brasília - O ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Nilmário Miranda, disse nesta quinta-feira que o desafio principal da secretaria não é mais conquistar direitos novos, mas implementar os que já foram conquistados. A afirmação foi feita na abertura do VIII Encontro Parlamentar Nacional de Direitos Humanos, em Brasília.

Promovido pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, em parceria com a Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH), o encontro terá a duração de dois dias, com a participação de vereadores, deputados estaduais e federais e senadores de diversos partidos e regiões.

Segundo o ministro, esse fórum de parlamentares é importante para o Brasil porque articula parcerias privilegiadas para as ações de Direitos Humanos em cada cidade. "Há uma distância grande entre o direito assegurado pela Constituição e o direito que realmente chega às pessoas. Existe ainda uma defasagem entre a teoria e a prática", lembrou Nilmário.

A criação de uma Rede Nacional de Parlamentares pelos Direitos Humanos para promover a troca de experiências e a mobilização em situações emergenciais é um dos objetivos da reunião que pretende definir uma agenda comum de atuação conjunta para os próximos dois anos. Além disso, existe a intenção de investir no aperfeiçoamento parlamentar e criar um espaço para o debate de temas como segurança pública, direitos da infância e juventude e desarmamento.