Inflação em São Paulo tem ligeiro recuo na terceira semana de abril, indica Fipe

28/04/2005 - 11h01

Fábio Calvetti
Da Agência Brasil

São Paulo – A apuração prévia da inflação no município de São Paulo ficou em 0,98% na terceira semana de abril, segundo dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). O Índice de Preços ao Consumidor teve um ligeiro recuo comparado à última medição que foi de 1%.

O grupo Transportes registrou inflação de 2,35% e liderou a alta do IPC pela oitava semana consecutiva. Apesar de ser o grupo com maior inflação, Transportes já mostra sinais de desaceleração. Na segunda semana de abril, o grupo estava em 3,41%. Segundo a Fipe, a tendência é que a inflação em Transportes continue em desaceleração, mas continue a pressionar o índice até a primeira semana de maio. A alta se deve ao reajuste das tarifas de ônibus urbanos realizada no início de março.

Os gastos com Saúde e Alimentação tiveram aumentos significativos e fecharam a terceira semana de abril em 1,55% e 1,43%, respectivamente. O IPC também registrou alta nos seguintes grupos: Vestuário (0,76%), Despesas Pessoais (0,39%), Habitação (0,20%) e Educação (0,06%).

O IPC mede semanalmente a variação dos gastos de famílias com renda até 20 salários mínimos na cidade de São Paulo. O índice na terceira semana de abril é referente ao período entre 24 de março e 22 de abril, com base nas quatro semanas imediatamente anteriores.