Secretária de Estado dos EUA confirma visita de Bush ao Brasil

26/04/2005 - 22h44

Brasília, 26/4/2005 (Agência Brasil - ABr) - Na visita de cortesia que fez hoje ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a secretária de Estado dos Estados Unidos, Condoleezza Rice, confirmou que o presidente norte-americano George W. Bush virá ao Brasil, em data ainda a ser marcada. A informação foi dada pelo porta-voz da Presidência da República, André Singer. "O presidente Lula reiterou o convite para que o presidente Bush visitasse o Brasil e a secretária de Estado disse que ele quer visitar o Brasil e está estudando a data mais conveniente para vir", disse Singer.

O encontro entre Condoleezza Rice e o presidente Lula, no Palácio do Planalto, durou 30 minutos. Após jantar oferecido no Itamaraty à secretária de Estado, o chanceler Celso Amorim informou que o governo norte-americano estuda marcar a viagem de Bush ao Brasil para novembro, quando o presidente participará da Cúpula das Américas que será realizada na Argentina.

No relato que fez sobre o encontro no Planalto, o porta-voz disse que a secretária de Estado destacou a importância das relações entre o Brasil e os Estados Unidos, para o crescimento do comércio e para a consolidação da democracia no continente. "Ela se referiu também à necessidade de uma ajuda conjunta à África", afirmou.

O presidente Lula, segundo André Singer, mencionou durante a visita a importância de os Estados Unidos participarem das ações de integração física da América do Sul. "Ele concordou com a necessidade de um auxílio concentrado à África", acrescentou o porta-voz.

Durante o encontro, ainda de acordo com André Singer, Lula e Rice concordaram que o aumento do comércio, o desenvolvimento econômico e a democracia são os caminhos para resolver os problemas da região.

André Singer também esclareceu que a visita do ministro José Dirceu (Casa Civil) à Venezuela, ontem, não teve ligação com a vinda da secretária de Estado norte-americana ao Brasil. Segundo Singer, o ministro discutiu com o presidente Hugo Chávez assuntos relativos à integração sul-americana.