Condoleezza elogia liderança brasileira exercida no continente

26/04/2005 - 20h14

Gabriela Guerreiro
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Na primeira visita oficial desde que assumiu a secretaria de Estado dos Estados Unidos, Condoleezza Rice elogiou hoje (26) a liderança brasileira exercida no continente e a iniciativa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de priorizar o combate às desigualdades sociais no país. Em rápida entrevista à imprensa depois de encontrar-se com o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, no Palácio do Itamaraty, a secretária norte-americana ressaltou a importância do fortalecimento de um agenda entre Brasil e EUA que priorize a democracia. "Compartilhamos os valores democráticos. O Brasil, como os EUA, tem origens culturais muitos diferentes, e poucos países compartilham isso. Olhamos com bons olhos o papel crescente do Brasil no mundo inteiro."

Além de discutir com Celso Amorim assuntos da relação bilateral Brasil-EUA, Condoleezza Rice ressaltou a importância da cooperação entre os dois países no campo comercial, com o fortalecimento da Organização Mundial do Comércio (OMC) e a superação dos impasses para a criação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca). "O Brasil é um grande país e um grande conjunto de culturas, um amigo maravilhoso dos Estados Unidos, que vai contribuir para um mundo melhor", disse.

Condoleezza Rice também elogiou a iniciativa brasileira de realizar, em maio, a Cúpula Brasil-Países Árabes na tentativa de aproximar as 22 nações do Oriente Médio dos países latino-americanos. Segundo a secretária, a região precisa passar por mudanças que permitam aos países árabes enfrentarem os desafios da globalização. "Queremos uma interação maior entre os árabes e o restante do mundo. Vamos procurar fazer essa cooperação", garantiu.

AD