Rio Grande do Sul alerta para perdas diárias em reservatórios

21/03/2005 - 21h27

Porto Alegre, 21/3/2005 (Agência Brasil - ABr) - A capacidade de abastecimento de energia elétrica no Rio Grande do Sul está sendo avaliada diariamente pelo governo do Estado, desde ontem (20), quando foi criado o grupo de monitoramento permanente, reunindo diversos representantes do setor. Segundo o secretário de Energia, Minas e Comunicações, Valdir Andres, apesar das chuvas isoladas dos últimos dias, as hidrelétricas dos três estados do Sul estão com apenas 37% em média de reserva. Ele explicou que os reservatórios estão perdendo por volta de 8% de água por dia.

"A luz continua amarela no Rio Grande do Sul e estamos em permanente estado de alerta", afirma o secretário, descartando porém qualquer risco de racionamento. Ele explicou que por causa da estiagem que desde dezembro de 2004 castiga os municípios gaúchos, 75% da energia elétrica consumida no Rio Grande do Sul, com picos de até 80%, são produzidos fora do Estado. Desde 1º de março, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) aumentou a importação do produto, principalmente da região Sudeste, para preservar os reservatórios dos estados do Sul do país. "Se a geração gaúcha diminuir, o governo aumenta a transferência das demais regiões, que estão com capacidade plena", garante Andres.

Segundo a Secretaria de Energia, Minas e Comunicações, o grupo de monitoramento gaúcho mantém controle diário do abastecimento de energia no Estado e divulga boletim da situação nas segundas-feiras. Os técnicos da regional do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) devem se reunir nesta terça-feira (22), em Florianópolis (SC), para nova avaliação dos três estados do Sul. Para a quarta-feira (23) está marcada reunião, em Brasília, do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE). A situação da Região Sul está na pauta da reunião.