Corredor ecológico no Piauí unirá serras da Capivara e das Confusões

11/03/2005 - 23h19

Brasília - Portaria assinada hoje pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, prevê a implementação de um corredor ecológico ligando as porções de Caatinga protegidas pelos parques nacionais da Serra da Capivara e da Serra das Confusões, no Piauí. Com 412 mil hectares – o equivalente a mais de 400 mil campos de futebol –, o corredor será uma espécie de "estrada verde" entre as duas unidades de conservação e ajudará a recuperar e a preservar o ambiente natural da região.

O corredor e os dois parques nacionais formarão o primeiro "mosaico" de unidades de conservação a ter um conselho gestor legalmente formado desde a instituição do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), em 2000. A área será gerenciada pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis), em parceria com representantes de órgãos dos governos federal, estadual e municipais, da Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham), da Fetag, da Universidade Federal do Piauí, de organizações não-governamentais, de famílias de assentados da reforma agrária, da Pastoral da Terra e do Ministério Público, entre outros.

"A iniciativa permitirá associar proteção ambiental e desenvolvimento socioeconômico", disse o diretor de Áreas Protegidas do Ministério do Meio Ambiente, Maurício Mercadante. O investimento inicial será de R$ 300 mil, com recursos do GEF Caatinga (Fundo de Meio Ambiente das Nações Unidas) e do Programa Nacional de Florestas, do ministério, para estudos ambientais e assistência técnica aos assentamentos na área do corredor.

Segundo a assessoria de Imprensa do Ministério do Meio Ambiente, os recursos também servirão para a elaboração de um plano de manejo sustentável dos assentamentos, que deverão abrigar cerca de mil famílias em duas glebas. O objetivo é estimular atividades não-madeireiras, evitando desmatamentos.

De acordo com Mercadante, o Incra se comprometeu a destinar as áreas de reserva legal dos assentamentos junto ao Parque da Serra da Capivara para formar um "cinturão verde", o que auxiliará na proteção da área. A reserva legal é uma parcela que, por lei, deve ser preservada em cada propriedade ou assentamento. Na Caatinga, esse percentual é de pelo menos 20%.

O Parque Nacional da Serra da Capivara (foto) foi criado em 1979 e abrange os municípios piauienses de Coronel José Dias, São Raimundo Nonato, São João do Piauí e João Costa. Com cem mil hectares, abriga quase 500 sítios arqueológicos e, por isso, é considerado pela Unesco um Patrimônio Mundial da Humanidade.