Mercadante: benefícios de senadores são prerrogativa do mandato

04/03/2005 - 13h36

Ellis Regina
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), disse hoje que os benefícios a que têm direito os senadores "são prerrogativas do mandato", que são diferentes do mandato de deputado. O parlamentar lembrou que se elegeu deputado com 240 mil votos e, para eleger-se no Senado foram necessários 10,5 milhões de votos. Segundo ele, o número de votos aumenta também as atribuições do cargo.

"A demanda que você recebe na função de senador, que é um cargo majoritário - de e-mail, de telefone, de reclamações, solicitações, de propostas -, é muito maior, pela natureza da função", afirmou.

Com a decisão do presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE), de encerrar as negociações em torno do reajuste dos subsídios dos congressistas, os deputados passaram a reivindicar a equiparação de benefícios entre deputados e senadores.

Segundo Mercadante, a discussão em torno do reajuste de salários, promessa de campanha de Severino Cavalcanti, não ajuda a credibilidade do Legislativo. "Isso não ajudaria a credibilidade do poder, ao respeito que o legislativo deve ter. Nós temos de dar exemplo", enfatizou.

Mercadante disse que a decisão de Renan Calheiros de não apoiar o reajuste tem o apoio dos senadores. "O presidente Renan tem total apoio nosso. Não apenas meu do senador Mercadante, mas eu diria da nossa bancada e da ampla maioria dos senadores. Ele falou em nome do poder, do Senado Federal", disse.

Entre as diferenças de benefícios entre deputados e senadores, as principais são o direito a carro oficial com motorista, conta de celular sem limite de gastos, maiores recursos para contratação de assessores e maior espaço físico dos gabinetes.