Elisângela Cordeiro
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - O primeiro-ministro espanhol, José Luís Rodríguez Zapatero, destacou, há pouco, o trabalho conjunto que Brasil e Espanha desenvolvem no combate à pobreza e à miséria e em favor da cidadania. "Hoje, no encontro com o presidente Lula, ficou claro o que se espera do trabalho conjunto entre Brasil e Espanha", disse o primeiro-ministro, em rápido discurso na inauguração da nova sede do Consulado da Espanha em São Paulo. Lula e Zapatero encontraram-se hoje em Brasília.
Na solenidade, Zapatero expressou sua preocupação para que nenhum espanhol que viva em outras nações se sinta fora do país de origem. Ele informou que está trabalhando na construção de um estatuto especial neste sentido e elogiou os espanhóis que vivem no Brasil, por representarem muito bem seu país natal.
Cerca de 50 mil espanhóis vivem atualmente em São Paulo, estado que concentra as principais empresas e investimentos daquele país no Brasil. Desde a década de 90, a Espanha já investiu
Do Consulado da Espanha, o primeiro-ministro José Luís Zapatero seguiu para o Palácio dos Bandeirantes, onde se encontra com o governador Geraldo Alckmin, que oferecerá um jantar à comitiva espanhola. Amanhã (25), Zapatero participa de um café da manhã com empresários espanhóis que investem no Brasil.