Brasília, 24/1/2005 (Agência Brasil - ABr) - O embaixador Affonso Celso de Ouro-Preto, representante especial para o Oriente Médio, embarcará na manhã desta terça-feira (25) para Amã, na Jordânia. De lá, ele vai ajudar nas negociações para a libertação do engenheiro João José Vasconcelos Júnior, 49 anos, seqüestrado na última quarta-feira (19), no Iraque.
Ouro-Preto atuou de 1999 a 2004 na República Popular da China. O diplomata também já esteve à frente das embaixadas de Guiné Bissau (1983-86), Suécia (1990-92) e Áustria (1995-99).
Em entrevista coletiva no Itamaraty, o ministro Celso Amorim revelou que amanhã (25) o presidente Lula deverá fazer contato por telefone com uma importante liderança da região. O nome do líder não foi divulgado. "Esses canais, para serem mantidos, precisam de uma certa discrição", explica Amorim.
De acordo com o ministro, o Brasil tem trocado informações com países que têm experiência em situações semelhantes. A comitiva presidencial espanhola que esteve em Brasília nesta segunda-feira também cooperou nesse sentido.