Brasília, 10/1/2005 (Agência Brasil - ABr) - O governo brasileiro comemorou a eleição de Mahmoud Abbas para presidir a Autoridade Nacional Palestina. Abbas derrotou o candidato independente Mustafah Barghouti, com 62,32% dos votos dos palestinos.
Segundo o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, a vitória de Abbas é um passo para estabilizar o país marcado por guerras e pela disputa territorial com Israel. "Claro que vai depender das condições. Mas do lado palestino, cria boas condições para negociação com Israel", ressaltou o ministro em entrevista à Agência Brasil.
Abbas vai suceder Yasser Arafat no comando da Autoridade Palestina, após a vitória na eleição de ontem (9), quando mais de um milhão de palestinos foram às urnas em clima de paz, sem registros de violência. O novo líder palestino se mostrou disposto a lutar pela paz na região. Em 2000, ele havia declarado publicamente sua oposição à segunda Intifada contra Israel e ontem, logo após ter sido declarado eleito, disse que não pretende seguir os grupos extremistas da Palestina.