Lula defende política econômica e vê equipe afinada como sinfonia de Beethoven

29/11/2004 - 23h38

Nelson Motta
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Diante de uma platéia de quase 400 prefeitos eleitos pelo PT, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu na noite de ontem, na abertura do 1º Encontro Nacional de Prefeitos Eleitos do PT, a política econômica comandada pelo ministro da Fazenda, Antonio Palocci, e disse que sua equipe de governo está afinada para os compromissos com o país, tal como a Quinta Sinfonia de Beethoven".

Para o presidente, o ritmo afinado de sua equipe de governo tem deixado muita gente nervosa, "porque os rapazes estão dando certo". Ele disse que houve críticas porque havia uma mulher na pasta de Minas Energia. "Colocar uma mulher de ministra das Minas e Energia, aquilo é lugar para homem. Colocar a doçura da Marina no Meio Ambiente, não é possível. Sabe, as coisas estão funcionando cada dia melhor e cada dia eu tenho mais motivo de orgulho", declarou Lula.

Entre os conselhos e alertas que fez aos prefeitos, Lula lembrou que os problemas e as divergências estão aí para serem enfrentadas. "De vez em quanto, vocês sabem que tem problemas, divergências, mas isso quem não tem? Quem é que já não teve dentro de casa um divergenciazinha? O PT eu nem falo, porque tem muitas só dentro de casa. Agora, essas desavenças são próprias do nosso experimento democrático, do nosso experimento de exercitar essa coisa democracia, que é muito complicado, mas não tem nada melhor", afirmou o presidente.

Segundo o presidente Lula, as coisas no seu governo estão no ponto, nem mais e nem menos. "Vai começar o segundo tempo do jogo. Os adversários devem estar discutindo como se comportar no segundo tempo. Nós, por enquanto, estamos preocupados com a nossa tática, o que nós vamos fazer, como vamos fazer, sem nunca perder a ternura, João Paulo (presidente da Câmara), nunca. Nós não temos que ficar nervosos, por nada. Não temos. As coisas têm que acontecer e vão acontecer. O Brasil está preparado para isso", garantiu Lula.

No discurso aos prefeitos do PT, Lula afirmou que está satisfeito com o que tem acontecido no governo. "Vocês vão perceber amanhã, a economia vai continuar crescendo, o emprego vai continuar crescendo. Vocês vão perceber que a nossa dívida vai continuar caindo, não na pressa que a gente gostaria, mas no tempo com que a gente pode fazer", acrescentou o presidente.

Quanto ao Encontro Nacional de Prefeitos do PT que termina hoje, no Hotel Blue Tree Park, o presidente Lula, deixou claro que não faltará apoio a todos os prefeitos das cidades brasileiras. "Eu quero que vocês saiam desse encontro sabendo que não faltará da nossa parte apoio, não aos prefeitos do PT, mas às prefeituras brasileiras, naquilo que a gente poder fazer. Estejam certos de que nenhum ministro faltará em receber os prefeitos brasileiros com o carinho que eles precisam" ,concluiu o presidente Lula.