Indústria confia em melhora dos negócios nos próximos seis meses

07/10/2004 - 20h57

Liésio Pereira
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Os empresários da indústria estão confiantes na melhora de seus negócios nos próximos seis meses. Foi o que revelou a prévia da Sondagem Conjuntural da Indústria de Transformação, divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV).

O estudo constatou que 50% das empresas prevêem negócios melhores nos próximos seis meses, contra 5% que esperam piora. A diferença de 45 pontos percentuais é maior que a registrada no mesmo período do ano passado, quando o saldo foi de 36 pontos percentuais.

Na comparação com outubro/2003, o percentual de empresas que apostavam em melhora teve uma pequena alta, passando de 49% para 50% neste ano. A queda maior ocorreu nos que apostavam em piora: de 13% em outubro/2003 para 5% neste ano.

"Manteve-se o grau de confiança e é muito mais forte que em outubro do ano passado", analisou o coordenador da pesquisa, Aloísio Campelo Júnior.

A prévia da sondagem industrial da FGV foi realizada com 424 empresas de 24 estados brasileiros que participam da pesquisa desde janeiro de 1996. O levantamento é feito avaliando cada trimestre à frente, mas há uma questão especial com o horizonte maior de seis meses. O resultado final da sondagem, que abrangerá cerca de mil empresas, será divulgado no dia 27 de outubro, no Rio de Janeiro.