Presidente do Comitê da Bacia do São Francisco avalia como positivo programa para a região

08/09/2004 - 21h33

Juliana Cézar Nunes
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O presidente do Comitê da Bacia do São Francisco, José Carlos Silva, avaliou como positiva a apresentação hoje do Programa de Desenvolvimento Sustentável para a região. O programa foi entregue ao presidente do comitê pelos ministros do Meio Ambiente, Marina Silva, e da Integração Nacional, Ciro Gomes. A posição oficial do Comitê, no entanto, só será divulgada após análise de sua diretoria, composta por representantes da sociedade civil e do poder público.

"O programa retoma e passa a considerar questões cruciais para recuperação e desenvolvimento da bacia que já vinham sendo levantadas pelo Comitê. Entre elas o atendimento das populações esparsas e a continuidade das obras inacabadas", disse José Carlos. Ele defende a inclusão do programa no Plano Plurianual de Investimentos (PPA).

"Nesse mesmo contexto o governo mantém a demanda pela transposição do São Francisco, tema que será discutido em uma reunião extraordinária do comitê, agora com novo panorama", disse.

De acordo com José Carlos, na reunião será avaliado o relatório do secretário de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente, João Bosco, que além de apresentar o programa explicará o investimento de R$ 1 bilhão no início das obras de transposição em 2005.

Atualmente alguns membros do Comitê são contra a utilização externa das águas do São Francisco para fins comerciais. "O comitê está de acordo que seja possível o uso externo para aumentar a oferta de água para a população. Mas o uso adicional dessa água para demandas da economia ainda é visto com receio", disse José Carlos. Ele prevê a realização de novas rodadas de reuniões regionais para avaliar o assunto.

"É uma pobreza limitar o debate a uma obra de transposição. Precisamos discutir com o governo e a sociedade uma verdadeira agenda para revitalização da Bacia do São Francisco", defende.