Paulo Montoia e Mylena Fiori
Repórteres da Agência Brasil
São Paulo - Industriais paulistas estão "formatando" uma proposta para entregar em breve ao governo federal, oferecendo investimentos num valor estimado em R$ 10 bilhões, em troca de uma redução da Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) cobrada dos empréstimos do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O anúncio foi feito no início da noite pelo presidente eleito da Fiesp, Paulo Skaf.
Skaf fez o anúncio em coletiva de imprensa, após encontro de cortesia com o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Luiz Marinho. No encontro, ambos minimizaram a notícia, divulgada por jornal paulista, de que a CUT estaria propondo uma espécie de "pacto nacional" entre empresários, trabalhadores e governo, buscando soluções para garantir um desenvolvimento sustentável.
Ao explicar os temas iniciais de conversações entre empresários e representantes dos trabalhadores, sobre os quais já haveria consenso, Skaf citou a necessidade de redução da TJLP e a proposta de investimentos que está sendo discutida. Em princípio, segundo ele, os empresários fariam diretamente os investimentos em áreas a serem discutidas, em troca de uma redução dos juros do BNDES, a ser negociada.