Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou hoje mensagem ao governo da China, congratulando-se pelos 30 anos das relações diplomáticas entre os dois países. Na mensagem, o presidente Lula destaca o elevado patamar alcançado pela parceria estratégica que une o Brasil e a China e considera histórica a visita que fez, em maio deste ano, àquele país.
A íntegra da nota, endereçada ao presidente Hu Jintao, é a seguinte:
"É com a mais grata satisfação que me congratulo com Vossa Excelência pela passagem do trigésimo aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre nossos países. Asseguro a Vossa Excelência que o Governo brasileiro concede a mais alta relevância ao harmonioso desenvolvimento dos laços de amizade que unem os Governos e os povos da República Federativa do Brasil e da República Popular da China.
Ao longo desses trinta anos, Brasil e China lograram, com base no respeito mútuo pela soberania e integridade territorial e não ingerência nos assuntos internos de cada parte, expressiva intensificação de seu relacionamento, seja em seu diálogo político exemplar, seja na fluida cooperação bilateral, o que tem ensejado entendimentos bilaterais cada vez maiores e posições comuns no cenário internacional.
A parceria estratégica que une nossos dois países alcançou, no ano em curso, patamar especialmente elevado. Com efeito, a visita de Estado que realizei à China, em maio passado, que muito me honrou, pode ser caracterizada de histórica. Fui acompanhado, na ocasião, por sete Ministros de Estado, seis Governadores estaduais e seguido por mais de quatrocentos empresários brasileiros. Como resultado de nossos entendimentos, Brasil e China contam hoje com a Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação e o Alto Conselho Empresarial, para maior impulsionamento dos laços bilaterais nos campos político e comercial, respectivamente. A programada visita de Vossa Excelência ao Brasil, ainda no ano em curso, dará ensejo ao aprofundamento do diálogo profícuo já existente entre nossos países em seus diversos campos.
Estou confiante de que o futuro nos reserva o fortalecimento cada vez maior da auspiciosa parceria entre Brasil e China, fundamentada nos quatro princípios que têm orientado nosso relacionamento bilateral, quais sejam: fortalecimento da confiança política mútua, com base em diálogo de igualdade; aumento do intercâmbio econômico-comercial com vistas ao benefício recíproco; promoção da cooperação internacional, com ênfase na coordenação das negociações; e intercâmbio entre as respectivas sociedades civis, de modo a aprofundar o conhecimento mútuo.
Nesse sentido, formulo votos pelo constante incremento da amizade entre nossos povos e pela prosperidade de seu país, bem como pela felicidade do povo chinês".