Nelson Motta
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou hoje a realização de uma Olimpíada Nacional de Matemática, para o início do ano letivo de 2005, com alunos de 5° a 8° séries das escolas públicas do país. A sugestão foi levada pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos, que vê na idéia uma oportunidade de melhorar o ensino da matemática e também de revelar talentos brasileiros na área. "Ela ( a olimpíada) vai ajudar o Brasil a melhorar a se desenvolver e criar para essas gerações um mundo melhor", disse Campos.
O ministro Eduardo Campos explicou que do universo de 14 milhões de alunos matriculados de 5° a 8° séries, em 47.274 escolas públicas no país, a expectativa é de que cerca de três milhões participem da Olimpíada Nacional de Matemática. "Serão duas provas e selecionaremos 1.500 alunos, que serão premiados com bolsas de Iniciação Cientifica durante um ano", explicou o ministro.
Na audiência com o presidente Lula, o ministro Eduardo Campos estava acompanhado do presidente do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), César Camacho.