Liésio Pereira
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - O ministro do Trabalho, Ricardo Berzoini, lamenta a decisão contrária do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre os empréstimos com desconto em folha de pagamento. "Acredito que não seja uma boa decisão", afirma Berzoini. "Pode colocar em risco, ainda que temporariamente, o sistema de crédito consignado em folha, que é um instrumento muito importante para reduzir o "spread" bancário (diferença entre os juros básicos e os cobrados pelos bancos), e para melhorar o acesso dos trabalhadores ao crédito", diz o ministro.
Berzoini espera um diálogo objetivo com o STF para esclarecer a natureza da proposta. "É um instrumento a favor dos trabalhadores e não contrário aos seus interesses", explica. O ministro participou do 6º Congresso Nacional dos Metalúrgicos da CUT, que acontece em Ribeirão Pires (SP) até amanhã (4/7).
Sobre a reforma sindical, o ministro informa que a proposta deverá ser encaminhada ao Congresso Nacional no início do próximo mês. Entretanto, diz acreditar que ela não será votada este ano por causa das eleições municipais.