Paulo Montoia
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - "O Brasil é um dos países "chave" no desenvolvimento do mercado agrícola mundial e tem potencial para ultrapassar os Estados Unidos na produção de soja". A afirmação foi feita nesta segunda-feira, em São Paulo, por Merritt Cluff, representante do Fundo das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), ao final do primeiro dia da Conferência Mundial sobre Agropecuária.
O desempenho notável do Brasil em agropecuária foi um dos motivos para que o país tenha sido escolhido para sediar o evento, pela primeira vez realizado na América do Sul. A conferência é promovida pela Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), e reúne os 29 países mais industrializados do mundo, sendo que o Brasil não faz parte dos seus quadros.
Durante o encontro, estão sendo apresentados e debatidos trabalhos técnicos e acadêmicos de representantes de cerca de 20 países, incluindo cenários de médio e longo prazo para a produção e custos de transporte.
Entre os temas do evento estão a cadeia produtiva do agronegócio brasileiro, a modernização da política agrícola do país e o impacto da produção brasileira de soja no no comércio internacional. A conferência tem o apoio da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) e da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos (Anfavea).