Jorge Wamburg
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Indagado pelo apresentador Florestan Fernandes, do programa "Diálogo Brasil" da TV Nacional, se acha possível aumentar o salário mínimo até o final do governo Lula "dentro dos parâmetros propostos em campanha", o ministro da Fazenda, Antonio Palocci respondeu: " O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, olhou a questão não apenas pelo ganho típico do salário mínimo, mas também o salário família, aquele que é pago ao trabalhador a partir de seus filhos.
"Então, hoje, o trabalhador que tenha três filhos vai receber 320 reais de salário mínimo. As pessoas só olham o valor do salário e não vêem este aspecto importante, de considerar o trabalhador e sua família", disse Palocci.
Quanto a condição para que se tenha um salário mínimo de maior valor, "em primeiro lugar é combatendo a inflação o que mais dá ganho para o salário, não é o aumento de salário. Quando nós tivemos uma inflação aumentada no ano passado, perdemos o valor real do salário. A inflação caindo aumenta o poder de compra do trabalhador", afirmou o ministro.