Rio, 17/5/2004 (Agência Brasil - ABr) - O coordenador do XVI Fórum Nacional do Instituto Nacional de Altos Estudos, ex-ministro João Paulo Reis Veloso, afirmou hoje que o processo de modernização da Justiça brasileira deve ser conduzido pelo próprio poder judiciário. Segundo Reis Veloso, nos quatro dias de discussões sobre crescimento sustentado e inclusão social, um dos principais temas é como construir no Brasil uma justiça moderna, que não tarda para não falhar.
"Justiça eficiente, acessível também aos pobres. Em suma, uma das instituições básicas de um Brasil desenvolvido no futuro", afirmou o ex-ministro. Na abertura do fórum, que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Reis Veloso lembrou que, em janeiro de 2003, teve oportunidade de destacar o significado histórico do atual governo, em que, pela primeira vez desde a independência do país, ascendeu ao poder um presidente da República e um governo apoiados por forças políticas de bases populares.
O ex-ministro afirmou também que, embora tenha conseguido grandes avanços ao longo do Século XX, o Brasil continua sendo um país com excessiva pobreza e desigual em distribuição de renda e como sociedade. Ele desejou ao presidente sucesso na missão de implantar no país uma sociedade mais desenvolvida, menos desigual e mais humana.