Lourenço Melo
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Começa amanhã em Bruxelas, a 13a. Reunião do Comitê de Negociações Birregionais Mercosul-União Européia. O encontro vai se realizar até o dia 7 de maio corrente, (6a.feira) quando poderão ser definidas soluções para impasses das negociações do bloco Sul-Americano com os países europeus. A expansão dos negócios do Mercosul para todas as áreas do comércio mundial vem contando com uma política permanente de entendimentos pelo Brasil e demais países integrantes do bloco.
Entre os dias 24 a 29 próximos vai acontecer em Guadalajara, no México, a reunião da 3a. Cúpula América Latina e Caribe/União Européia, e o Brasil estará presente para defender o incremento dos seus negócios e do Mercosul, como um todo.
No mês passado o Mercosul se reuniu em Buenos Aires com vice-ministros da Colômbia, Equador e da Venezuela, países membros da Comunidade Andina (CAN), para alinhavar a formação de uma área de livre comércio entre os dois blocos, concluindo-se, assim, processo negociador iniciado há oito anos e que ganhou momento em 2003 com a prioridade atribuída à América do Sul na política externa brasileira traçada pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O novo Acordo completa a aproximação entre o Mercosul e a Comunidade Andina, uma vez que Bolívia e Peru, os outros dois países membros da CAN, já haviam concluído acordos similares com o Mercosul, do qual são membros associados. .
O livre comércio entre o Mercosul e a CAN abrange uma população de aproximadamente 350 milhões de pessoas, que soma um PIB de cerca de U$ 1 trilhão. Além de incremento substantivo do comércio, serão criadas condições para maior integração das cadeias produtivas, ganhos de competitividade para as empresas da região com o aumento da escala de mercado e melhor utilização dos insumos regionais, segundo destaca o Ministério das Relações Exteriores.
Dentro da política de internacionalização de seus negócios comerciais, o Mercosul participou em abril último em Seul, na Coréia com estande próprio, da feira "Seoul Food 2004", um dos mais tradicionais eventos internacionais do setor alimentício, uma das iniciativas da Reunião Especializada de Promoção Comercial Conjunta do Mercosul implementadas com êxito.
Está prevista a realização, a partir do dia 13 de maio próximo, no Centro de Promoção Comercial Conjunta em Berlim, da I Mostra Institucional do Mercosul, organizada para formadores de opinião, acadêmicos, empresários, estudantes e outros.
O Ministro das Relações Exteriores Celso Amorim se reuniu no final do mês passado na Guatemala com os Ministros das Relações Exteriores dos países membros do Sistema de Integração Centro-Americana e seus representantes, para discutir interesses com a agenda de trabalho acordadas pela via diplomática.
Na ocasião os Ministros das Relações Exteriores dos países do Sistema de Integração Centro-Americana e seus representantes felicitaram o Governo do Brasil, pela promulgação da Lei da Renda Básica da Cidadania, que busca garantir a todos os cidadãos receber do Estado uma soma suficiente para seus gastos essenciais, como alimentação, educação e saúde, assim como pelos resultados obtidos dentro do Programa Fome Zero.
O Chanceler do Brasil sugeriu nesse encontro de conversações para negociar um Acordo de Livre Comércio entre o Mercosul e a América Central. Os Ministros das Relações Exteriores do SICA e seus representantes acolheram positivamente essa proposta e decidiram pela realização de consultas pertinentes. Na ocasião, expressaram sua convicção sobre a importância do Sistema Multilateral de Comércio e manifestaram sua confiança em lograr resultados satisfatórios nas próximas rodadas internacionais de negócios, especialmente a de Doha, no Qatar.
--