Gustavo Bernardes
Repórter da Agência Brasil
Brasília – O comércio de peixes em todo o país vai duplicar na semana santa.
A estimativa é do Conselho Nacional de Pesca e Aqüicultura, grupo formado por empresários e associações da indústria pesqueira. Segundo o presidente do conselho, José Simão, o setor já está com os estoques reforçados para atender o aumento da demanda pelo produto nesta época do ano.
"Para dar conta do mercado interno, as importações de peixes já foram feitas. Os estoques vão suprir o mercado", disse Simão. Segundo ele, o desempenho do setor neste mês irá influenciar positivamente os negócios do pescado durante todo o ano.
As avaliações do setor varejista do Distrito Federal - localidade que registra um dos maiores consumos de peixes por habitante do país - coincidem com as expectativas do conselho.
De acordo com informações do Sindicato do Comércio Varejista de carnes, gêneros alimentícios, frutas e verduras, flores e plantas do Distrito Federal (Sindigêneros), o setor espera um incremento de 15% nas vendas de pescado deste ano, em comparação com as vendas do ano passado.
Para a Federação do Comércio do Distrito Federal, mesmo com o aumento dos preços dos peixes, ocorrerá um crescimento nas vendas, especialmente dos produtos de custo mais baixo, como o tambaqui e a dourada.