Brasília, 2/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - Um vídeo sobre a trajetória do sociólogo, professor e ex-deputado pelo PT de São Paulo, Florestan Fernandes, foi lançado hoje pela Câmara dos Deputados. O vídeo "A Vida de Florestan Fernandes", documentário realizado pela TV Câmara, faz parte do projeto Perfis Parlamentares e Memória Política.
Segundo o presidente da Câmara, deputado João Paulo Cunha (PT-SP), o vídeo é uma tentativa de resgatar o papel dos deputados, que assim como Florestan Fernandes, "marcaram gerações."
O jornalista Florestan Fernandes Júnior, filho do sociólogo, também elogiou a iniciativa da Câmara. Para ele, "as emissoras públicas têm a missão de levar informação de qualidade, o que contribui para o fortalecimento do parlamento e da democracia".
O documentário, de 46 minutos, tem depoimentos de personalidades como o escritor Antonio Cândido, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, e o ministro da Casa Civil, José Dirceu. As imagens foram resgatadas em arquivos e fotos de família.
Florestan Fernandes nasceu em São Paulo em 22 de julho de 1920. Sua família é de origem portuguesa e humilde. Foi engraxate, garçom e ajudante de alfaiate. Mas sua paixão pela leitura fez com que ele se tornasse sociólogo e professor da Universidade de São Paulo, em 1945.
Foi eleito deputado federal pela primeira vez em 1987. Segundo deputado mais votado, ficando atrás apenas do então candidato Luiz Inácio Lula da Silva. Deputado constituinte, foi reeleito em 1991.
Antes de terminar seu mandato, em 1995, Florestan Fernandes faleceu vítima de parada cardíaca. Deixou mais de 30 livros publicados, vários artigos e um grande legado acadêmico. Marxista, Florestan Fernandes é conhecido hoje como um dos responsáveis pela consolidação da sociologia no Brasil.