Alunos do ensino municipal de São Paulo vão conhecer evolução arquitetônica da cidade

14/02/2004 - 17h17

São Paulo, 14/2/2004 (Agência Brasil - ABr) - Mais de 600 mil alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental da capital paulista vão poder conhecer um pouco mais sobre o processo de evolução arquitetônica da cidade de São Paulo e a representatividade que a Estação da Luz, o Viaduto do Chá e o Vale do Anhangabaú tiveram na história da maior megalópole da América Latina.

Naquelas unidades educacionais, serão entregues dois mil kits com dois livros e 21 lâminas legendadas com fotografias e mapas da cidade, material que resultou do Projeto Educacional São Paulo 450 Anos, desenvolvido em conjunto pela Secretaria Municipal de Educação , a organização não-governamental Cedac, a Editora BEI e os institutos Unibanco, Votorantim e GTECH, e que será lançado, na próxima segunda-feira, pela prefeita Marta Suplicy, no CEU Butantã, na Zona oeste da cidade.

Em duas publicações, será contada a mudança arquitetônica nas escolas públicas da cidade e a transformação de São Paulo de vila em metrópole, nesses 450 anos. Além disso, os alunos poderão ter a noção geográfica vendo a distribuição da área urbana em mapas e ver em fotos os pontos retratados. O objetivo desse trabalho é provocar nos estudantes a reflexão sobre os rumos da cidade.

Também como parte do projeto, serão montadas oficinas de formação para educadores. A Editora BEI vai oferecer, nos finais de semana de março, cursos de formação para que diretores, coordenadores pedagógicos e professores da rede municipal de ensino fundamental, num total de 900 profissionais, possam desenvolver atividades ligadas à história da evolução da cidade em sala de aula. Estão previstas oficinas relacionadas a artes plásticas, música, cerâmica e rádio.

O projeto prevê também a realização de 60 exposições itinerantes em 460 EMEFs, mostrando a transformação da cidade, nos últimos 200 anos.