Brasília, 11/2/2004 (Agência Brasil - ABr) - Uma cartilha para alertar os consumidores sobre o risco de produtos piratas de limpeza, foi lançada nesta quarta-feira pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O guia informa quais os cuidados que o consumidor deve ter ao comprar, usar e armazenar produtos de limpeza.
A cartilha está disponível no site www.anvisa.gov.br e também será distribuída pelas Secretarias de Saúde, primeiramente nos Postos de Saúde e nos postos da Petrobras, no estado de São Paulo. Em seguida, as Vigilâncias Sanitárias nos estados vão confeccionar a cartilha para distribuição em todo o país. Quem estiver interessado na cartilha também pode ligar para o disque saúde no número 0800 -61-1997.
A gerente da Anvisa, Tânia Pique, alerta que os produtos de limpeza piratas são perigosos, podendo levar à intoxicação. A cartilha chama a atenção principalmente para os desinfetantes, raticidas, água sanitária, inseticidas, amaciantes e detergentes.
"A elaboração da cartilha foi o meio que a gente encontrou para conseguir alcançar todo o público utiliza os produtos clandestinos", disse Tânia. De maneira simples, bem didática e com muitas ilustrações a cartilha faz alertas à população para o grande risco que esses produtos podem causar à saúde humana. São materiais embalados geralmente em garrafas descartáveis de refrigerantes, sem rótulos, sem marcas e sem nenhuma informação sobre a composição dos produtos, que são vendidos nas esquinas, nos semáforos e até de porta em porta.