Brasília, 1/2/2004 (Agência Brasil - ABr) -A Força Aérea Brasileira transportará 32 toneladas de alimentos, armazenados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), para desabrigados das enchentes no Nordeste.
Um avião C-130 Hércules decola de Brasília às 16 horas levando 16 toneladas de alimentos não-perecíveis com destino a Fortaleza. Amanhã, mais dezesseis toneladas serão transportadas, oito para Fortaleza e oito para Teresina, no Piauí, para serem distribuídas posteriormente.
No total, o Governo Federal distribuirá 11.444 cestas básicas para as famílias desabrigadas.
De acordo com estimativas da Conab, os alimentos atenderão 68 municípios, localizados nos estados do Piauí, Ceará, Bahia, Sergipe e Pernambuco, pelo período de 15 dias.
O Ministério da Saúde também vai destinar recursos extras para ampliar a distribuição de medicamentos nos municípios mais afetados pelas doenças que surgem com as enchentes, como a leptospirose, e monitorar a qualidade da água para consumo humano.
As fortes chuvas do mês de janeiro já mataram 66 pessoas e desalojaram cerca de 55 mil em todo o Brasil. Dezenas de cidades que ficam às margens do rio São Francisco, principalmente nos estados da Bahia e de Sergipe, estão em estado de alerta máximo.
O volume das águas do "velho Chico", maior rio da região, aumentou 316% nos últimos dias, causando inundações em várias cidades. O governo anunciou a mobilização do Exército e da FAB para o atendimento e socorro às vítimas da chuvas na região Nordeste.