Brasília, 30/1/2004 (Agência Brasil - ABr) - O líder do PSDB na Câmara, deputado Jutahy Junior(BA), manifestou hoje apoio à posição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva contra a autonomia do Banco Central, em discurso no plenário da Câmara. Juthay lembrou que sua linha de oposição é no sentido de apoiar o que considera certo do governo como a reforma da Previdência e "agora a posição política adotada pelo Governo contra a autonomia do Banco Central". Segundo o líder, essa é a posição da maioria da bancada do PSDB.
Para o líder do PT, deputado Arlindo Chinaglia (SP), uma eventual autonomia do Banco Central não pode servir para engessar a política econômica do país. Ele destacou que não pode haver nenhum poder da República que fique completamente sem controle, "inclusive da sociedade". Chinaglia afirmou ainda que a questão da autonomia do Banco Central deve ser avaliada com cautela. "Vamos avaliar com cautela a conveniência de haver esse debate este ano, porque esse debate pode trazer um certo tumulto".
O líder petista afirmou que o presidente Lula acabou de dar um recado: "a discussão da autonomia do Banco Central, no momento, é acadêmica. Isso deve ser entendido na sua plenitude. As prioridades são outras".