Gabriela Guerreiro
Repórter da Agência Brasil
Brasília- O governo vai liberar R$ 32 milhões para ajudar os municípios atingidos pelas chuvas dos últimos dias. O dinheiro será liberado não por meio de Medida Provisória, como chegou a ser divulgado pelo Palácio do Planalto, mas por uma portaria que será publicada amanhã no Diário Oficial da União. Os recursos vão ser encaminhados à Defesa Civil, vinculada ao Ministério da Integração Nacional, que vai coordenar o repasse das verbas às localidades mais atingidas.
Segundo balanço realizado pela Defesa Civil, 118 municípios brasileiros foram afetados pelas chuvas. No total, 51 pessoas morreram e cerca de quatro mil ficaram desabrigadas. Mais de 3.500 km de estradas foram destruídos.
Ao longo da semana, o ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, e o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniram com vários governadores de estados atingidos pelas chuvas para definir o valor dos recursos que serão liberados. Minas Gerais, Rio de Janeiro e Sergipe estão entre os estados mais atingidos pelas chuvas.