Brasília, 20/1/2004 (Agência Brasil - ABr) - A visita de uma missão brasileira à Moscou pode aumentar as possibilidades do Brasil derrubar as cotas impostas no ano passado pelo governo russo às carnes brasileiras. Segundo informou o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, as autoridades russas já disseram estar dispostas a rever as cotas de importação impostas ao frango, suínos e bovinos brasileiros. A primeira medida para facilitar as
negociações já foi tomada. Uma comissão especial foi criada para que Rússia e Brasil cheguem, no próximo mês, a um consenso sobre o assunto.
A primeira reunião da comissão, formada por autoridades dos departamentos de agricultura e comércio exterior dos dois países, ocorrerá no próximo dia 2 de fevereiro, em Moscou. Outro encontro está previsto para 18 de fevereiro, em
Brasília. "Conseguimos que o governo russo reabrisse as negociações e vamos formar uma comissão bilateral de alto nível para discutir o assunto", disse Furlan, que está em Moscou.
O setor exportador de carnes, especialmente de aves e suínos, também aguarda uma decisão favorável ao Brasil, já que antes da medida a Rússia importava suínos e aves brasileiras. Segundo o ministro, a manutenção das cotas pode levar o Brasil a deixar de vender mais de 200 mil toneladas de suínos, acarretando um prejuízo de US$ 500 milhões em exportações.