Lula conversa com Presidentes da Venezuela, México, Peru e Colômbia

12/01/2004 - 21h12

Nádia Faggiani
Enviada Especial da Agência Brasil

Monterrey (México), 12/1/2004 (Agência Brasil - ABr) - Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Hugo Chavez, da Venezuela, almoçaram, hoje, em Monterrey, quando discutiram sobre políticas bilaterais e projetos de integração .A presença mais firme da Petrobrás nas relações comerciais de gás e linhas de crédito do BNDES também foram temas discutidos. Os dois presidentes conversaram sobre o G-15, formado por países em desenvovimento, e combinaram um possível encontro em Caracas,dependendo,porém, da agenda do presidente do Brasil

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, comentou as divergências entre Venezuela e Estados Unidos. Afirmou não achar produtiva a adoção de medidas de isolamento de governos. "Acabamos de firmar um acordo entre a Comunidade Andina e o Mercosul, no qual a Venezuela tem papel muito importante. Queremos ver as coisas pelo lado positivo", destacou
Amorim.

De acordo com Celso Amorim, Lula fez ainda um balanço do ano passado e explicou a Chavez como foram obtidas as reformas econômicas e políticas. O chanceler brasileiro esclareceu que nenhuma divergência entre Venezuela e outros países irá abalar a relação intensa que existe entre Brasil e Venezuela.

Sobre o encontro entre os presidentes Lula e George W. Bush, Celso Amorim afirmou que os dois países continuam a manter relações de amizade e a buscar pontos de vista em comum, considerando as diversidades "Você pode ter em uma familia primos que nao se dão. Mas você pode se dar com os dois", comparou Celso Amorim.

MEXICO

O primeiro encontro do presidente Lula hoje foi com o presidente mexicano Vicente Fox, a quem colocou a vontade de firmar um acordo entre Mercosul e o México. Segundo o ministro Celso Amorim, é preciso trabalhar intensamente para firmar essa parceria. "Já tomamos a iniciativa de
reconhecer que o comércio bilateral está desequilibrado e o México é parceiro fundamental. Achamos, modestamente, que o Mercosul e a América do Sul também são parceiros fundamentais para o México diversificando as relações comerciais.

PERU

Em encontro pela manhã com o presidente do Peru, Alejandro Toledo, o presidente Lula conversou sobre a integração da América do Sul, que apontou como prioritária, apesar de não excluir as negociacoes da ALCA ou integração da America Latina. "Os presidentes conversaram sobre questões entre os dois paises, entre elas a construção de uma ponte de ligação sobre o rio Acre , explicou o ministro Celso Amorim.

COLÔMBIA

Lula também se encontrou com o presidente colombiano Álvaro Uribe, outro parceiro fundamental do Brasil, segundo o chanceler Celso Amorim. "O pedido foi feito pelo presidente Uribe. Tanto Colômbia como Venezuela exercem papéis fundamentais na integração da América do Sul. Houve uma atitude extremamente positiva da Colômbia. Muita gente era cética de que seria possível fazer um acordo entre Comunidade Andina e Mercosul, mas conseguimos. afirmou Celso Amorim.

Segundo ele, Lula e Álvaro Uribe devem ter tratado durante a conversa de questões bilaterais como crédito para compra de equipamentos agrícolas e avanços nas relações comerciais", afirmou Amorim.