Murilo Ramos
Enviado especial
Cairo (Egito) – A Eletrobrás iniciou negociações com a empresa estatal Egyptian Electricity, do Egito, que controla todo o sistema, para explorar oportunidades de negócios no país do Norte da África.
Segundo o diretor de projetos especiais da companhia brasileira, José Drumond, o Egito pensa em expandir a capacidade de produção de energia de 16 mil megawatts para 26 mil megawatts em oito anos. Por isso, segundo ele, a Eletrobrás precisa ficar de olho nesse mercado. Drumond ressaltou que o país precisa de energia para crescer. "Estamos preparados para fazer parcerias em qualquer área. Temos tecnologia para isso", afirmou o técnico.
José Drumond disse ainda que, nos próximos meses, representantes da empresa egípcia farão uma visita ao Brasil para conhecer alguns dos grandes empreendimentos do Brasil no setor, tais como Itaipu, no Paraná, e represas do sistema Furnas e Chesf.
Líbia
Drumond ressaltou que a Líbia – última parada do presidente Lula em sua viagem ao Oriente Médio – traz outra grande oportunidade para o Brasil. Segundo ele, o setor elétrico tem crescido aproximadamente 7% ao ano. "Estamos iniciando as conversas. Esperamos ter acesso àquele mercado também", reforçou.