Brasília, 8/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - O ministro do Trabalho e Emprego, Jaques Wagner, participou hoje, em Washington, da Reunião do Grupo de Revisão e Implementação de Cúpulas, preparatória da reunião da Cúpula das Américas, em janeiro, no México. Como presidente da XIII Conferência Interamericana de Ministros do Trabalho- CIMT, da OEA, Jaques Wagner abordou o tema "Trabalho e Emprego no contexto do Processo da Cúpula das Américas". A reunião foi realizada na sede da OEA.
O ministro defendeu que as deliberações da XIII Conferência de Ministros do Trabalho das Américas, tomadas em setembro deste ano, em defesa de uma maior integração entre as políticas econômicas, comerciais e laborais sejam levadas em conta nos preparativos da Cúpula das Américas.
Jaques Wagner propôs a realização de um pacto de solidariedade hemisférica entre os países em torno de um projeto comum de desenvolvimento integral apoiado no crescimento sustentável com geração de emprego. Sustentou ainda um papel mais ativo dos Ministérios do Trabalho, na articulação das diferentes políticas públicas e na necessidade de inserção em diferentes espaços negociadores.
O ministro defendeu maior integração das esferas comerciais e do trabalho, além de esforços comuns para superar a dicotomia que ainda prevalece entre essas duas áreas.
"Para tanto, torna-se imprescindível aprofundar nosso conhecimento acerca da interdependência crescente entre comércio e trabalho e entre economias internacional e nacionais, o que nos abre a possibilidade de compartilhar a formulação das políticas de desenvolvimento em vários níveis", afirmou o ministro.
Com informações do Ministério do Trabalho.