Presidente do BC diz que queda do risco país comprova saúde da economia brasileira

02/12/2003 - 20h39

São Paulo, 2/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - O risco país, que mede a confiança dos investidores estrangeiros no Brasil, caiu para menos de 500 pontos. Segundo o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, este é um fator muito importante, que comprova a saúde da economia brasileira.

"O Brasil tem tido uma demanda muito forte pelos seus títulos já há alguns tempo, desde a nossa primeira emissão, e o mercado, de fato, está muito favorável ao Brasil em virtude da melhora dos fundamentos da economia brasileira", afirmou, acrescentanto que "cada vez mais, existe um maior apetite, uma maior demanda, pelos títulos do país".

Henrique Meirelles participou hoje, nesta capital, do Fórum de Líderes, evento que reuniu no Hotel Gran Melliá representantes de várias empresas brasileiras. Em discurso, ele falou sobre os bons resultados da economia brasileira, que está superando expectativas.

Meirelles brincou citando dois ditados da política. O primeiro fala sobre o hábito de se criticar o governo: "Criticar o governo é tão bom que não deveria ser privilégio da oposição". Já o outro, refere-se às responsabilidades do governo. "Um dos privilégios da oposição é poder ser incoerente, na medida em que não tem obrigação de mostrar resultados", disse o presidente do BC.