Rio, 4/11/2003 (Agência Brasil - ABr) - A estrutura de informatização da Previdência Social será transformada. A informação é do ministro Ricardo Berzoini. Ele disse que um grupo técnico do ministério está fazendo uma avaliação para a definição do modelo e tipos de equipamentos necessários para garantir a segurança exigida pelo sistema. A idéia é passar a utilizar programas e equipamentos periféricos de diversos fornecedores, o que poderá ser feito por licitação pública.
Ele afirmou que existem cinco empresas no mundo com condições de atender às necessidades do sistema da Previdência. Atualmente a Dataprev trabalha com a chamada plataforma fechada, utilizando sistemas operacionais e gerenciadores ligados a um único fornecedor. O ministro disse que hoje o ministério já trabalha para a troca de equipamentos de mesa e notebooks da fiscalização. Segundo Berzonini, há muitos equipamentos que podem ser aproveitados para outros tipos de serviços.
Ricardo Berzoini informou que ministério arrendou para a Dataprev um computador que vai ampliar a capacidade de processamento de todo o sistema de benefícios. "É um salto de qualidade no processamento dos benefícios. As fraudes ocorrem tanto na arrecadação quanto na concessão dos benefícios e é fundamental ter capacidade de processamento e estratégia de cruzamento de informações para garantir que a segurança dos R$ 107 bilhões, que serão pagos este ano, seja ampla."