Brasília, 30/10/2003 (Agência Brasil - ABr) - Os países que participaram da Conferência Regional para América Latina e Caribe sobre Energia Renovável reafirmaram o compromisso de aumentar em até 10% a presença de energias renováveis em suas matrizes energéticas, até 2010. A meta consta do documento "Plataforma de Brasília sobre Energias Renováveis", resultado do encontro, encerrado hoje na capital federal.
O documento do encontro prevê também a promoção de políticas públicas, a criação de um fundo específico e a criação de incentivos fiscais que visem estimular a expansão do setor na América Latina e no Caribe.
Para o Brasil, alcançar o percentual não será um desafio, já que o país consome atualmente 41% de energia procedente de fontes renováveis. "Se para nós a questão não é propriamente um desafio, para outros países pode servir como meta. E quando atingida pode ser melhorada", disse a ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff.
Já para a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, diversificar a matriz energética é "atender as comunidades isoladas e ajudá-las a se desenvolverem. Vamos ajudar as comunidades que precisam de energia para beneficiar a castanha, a polpa do cupuaçu".