Porto Alegre, 30/10/2003 (Agência Brasil - ABr) - O ministro da Cultura, Gilberto Gil, se emocionou, chorou e cantou ao receber homenagem da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), durante visita à 4ª Bienal do Mercosul. Nas poucas horas em que permaneceu na capital gaúcha, Gil visitou quatro dos locais onde estão sendo apresentados os trabalhos de 76 artistas, de 13 países.
No Museu de Artes do Rio Grande do Sul (Margs), acompanhado pela embaixadora do México, país homenageado este ano, Cecília Sotto Gonzales, o ministro visitou obras do artista José Clemente Orozco. Em seguida se deslocou para o Santander Cultural, onde foi homenageado pela Ospa. Emocionado com a interpretação de suas músicas, Gil pegou um microfone e cantou parte da canção "Se eu quiser falar com Deus" e "Sou loco por ti América".
Ao agradecer a homenagem, Gilberto Gil disse que "o Rio Grande do Sul sempre se destacou em sua história como paradigma nacional, dando exemplos extraordinários para o Brasil, especialmente por sua capacidade de aglutinação, solidariedade, organização, visão de responsabilidade comunitária e compartilhamento".