Brasília, 20/10/2003 (Agência Brasil - ABr) - – A Câmara de Comércio Exterior (Camex) pretende concluir em 30 dias uma nova política de exportação para o país. Dentre os setores que devem ser beneficiados estão os que já recebem apoio à exportação, como os de bens de capital, de informática, de telecomunicações, de material e equipamentos agrícolas, e especialmente o setor aeronáutico "que continuará merecendo o apoio da Camex e dos bancos", disse o secretário-executivo da Camex, Mário Mugnaini.
Segundo ele, a novidade da nova política será a busca de alternativas que visem a incluir as pequenas e médias empresas nos financiamentos voltados ao mercado internacional. "Estamos estudando porque o financiamento ainda constitui-se em um elemento complicador para as pequenas e médias", disse.
As equalizações quanto à distribuição dos recursos ainda estão ajustadas de forma a beneficiar os setores com maior vantagem competitiva. "Também podemos, como medida para o próximo ano, fazer um novo orçamento melhorado em função das necessidades do país", disse. Segundo Mugnaini, o estudo deve ser apresentado na próximo Encontro Nacional de Comércio Exterior (Enaex), previsto para ocorrer no final de novembro, no Rio de Janeiro.