Brasília, 5/9/2003 (Agência Brasil - ABr) - Pela primeira vez, o desfile de 7 de setembro terá a participação de civis. Os 140 atletas que representaram o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, incluindo 83 medalhistas, serão a novidade na cerimônia deste domingo, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, a partir das 9h. Depois, os atletas serão recebidos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em uma solenidade no Palácio do Planalto, que contará também com a presença do ministro do Esporte, Agnelo Queiroz, e do chefe de missão do Brasil no Pan, Marcus Vinícius Freire.
Entre os atletas, os destaques são o tenista Fernando Meligeni, os ginastas Diego Hypólito, Daniele Hypólito e Daiane dos Santos, o nadador Jader Souza e as equipes de ginástica rítmica desportiva e de handebol masculino. A delegação brasileira desfilará a pé, à frente das tropas do Exército, compostas por oito batalhões, cada um com cerca de 150 homens.
A delegação brasileira foi recebida pelo presidente Lula antes e depois da disputa dos Jogos Pan-Americanos, realizados em agosto. Em Santo Domingo, o Brasil foi representado por uma delegação de 721 pessoas (467 atletas) e quebrou o recorde de medalhas conquistadas em Winnipeg. Foram conquistadas 122 medalhas: 28 de ouro, 40 de prata e 54 de bronze.