Rio, 1/9/2003 (Agência Brasil - ABr) - O secretário de Administração Penitenciária, Astério Pereira dos Santos, afastou hoje o diretor do presídio de segurança máxima Ary Franco, major PM, Luiz Gustavo Matias, por 30 dias, até que seja concluído o inquérito aberto para apurar os motivos da possível agressão ao chinês Cham Kim Chang, 46 anos, naquela unidade, na última quarta-feira (27). Para o lugar do major foi designado o coordenador das unidades prisionais do complexo da Frei Caneca, Ednard de Carvalho.
O chinês foi preso pela Polícia Federal no aeroporto internacional Tom Jobim, quando tentava embarcar para os Estados Unidos com US$ 30.550. Ele foi encontrado desmaiado na cela, dois dias depois, com um corte profundo no lado direito da cabeça e hematomas pelo corpo. Kim Chang está internado no CTI do hospital municipal Salgado Filho, no Méier.
O secretário especial de Direitos Humanos da Presidência da República, ministro Nilmário Miranda determinou que fosse oferecida proteção policial ao comerciante no hospital.