Recife, 18/7/2003 (Agência Brasil - ABr) - O senador Eduardo Suplicy (PT/SP) reuniu um público de pelo menos duas mil pessoas, no último dia de Reunião da SBPC, em palestra na qual divulgou seu projeto de Renda Mínima. De sua autoria, o projeto de emenda constitucional prevê a instituição, até 2005, de uma renda mínima para todos os cidadãos brasileiros, ou Renda Básica da Cidadania. O projeto está em tramitação no Congresso Nacional desde 2001. O encontro foi realizado no Centro de Convenções da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que sediou a 55ª reunião da entidade.
Suplicy ficou tão animado com o interesse da platéia que mais parecia assistir a um show de um de seus filhos músicos, que terminou o encontro recitando músicas de Mano Brown, do Racionais MCs, e cantando "Blowing in the Wind", de Bob Dylan. O senador usou diversas estratégias para prender a atenção do público. Fez comparações com o Novo Testamento, com o budismo e também com teorias marxistas. "Como já haviam concluído muitos desses pensadores, um capital básico pode ser transformado em fluxo de renda e valor presente", disse.
Aos que se opõem à tese da Renda Básica da Cidadania, alegando que levaria o cidadão à ociosidade, o senador foi buscar no matemático e filósofo inglês Bertrand Russel a resposta. "Essas pessoas seriam poucas, pois há muito que se fazer na humanidade", pregou. Suplicy arrancou aplausos da platéia ao enunciar a indagação: "no Brasil, quem tem uma propriedade conta com o direito de receber rendimentos em forma de juros, lucros e aluguéis sem que para isso seja necessário trabalhar. Então, por que não dar o direito a todos os brasileiros de ter uma renda mínima?".
com Assessoria de Comunicação da UFPE