Sesc-RJ oferece serviços dentários em congresso internacional de odontologia

12/07/2003 - 13h32

Rio, 12/7/2003 (Agência Brasil - ABr) - O 16º Congresso Internacional de Odontologia começou hoje, no Riocentro, no Rio de Janeiro. No local, o Pavilhão de Prevenção do Sesc-RJ está oferecendo serviços de saúde bucal gratuitos durante os cinco dias do evento, das 8h às 17h. A expectativa é atender 40 mil pessoas, entre crianças de zero a 14 anos da rede municipal de educação e creches comunitárias, e idosos acima de 60 anos.

Nesse período, uma equipe de 100 dentistas e auxiliares vão fazer restaurações, extrações e aplicações de flúor, em 20 consultórios montados em um espaço que lembra uma lona de circo, enquanto no espaço dedicado à recreação temática estarão acontecendo oficinas de arte, brincadeiras, muro de escalada e teatro de bonecos com o Grupo Ratimbum.

A coordenadora do Pavilhão de Prevenção do Sesc, Aracy Guimarães, alerta que a falta de cuidados com os dentes pode causar uma série de problemas, que vão desde a dor, às doenças da gengiva, aftas e até o câncer de boca. Segundo ela, a incidência de cárie dentária vem diminuindo entre crianças e adolescentes, mas continua sendo um dos problemas de saúde mais graves da população brasileira.

O último levantamento epidemiológico feito pelo Ministério da Saúde mostra que crianças com seis anos de idade têm 3,7 dentes de leite acometidos por cárie; aos 18 anos, o jovem tem 11,5 dentes permanentes cariados; na faixa entre 50 e 59 anos, 94% dos dentes têm cárie; e que, aos 74 anos de idade, 80% da população brasileira já não tem mais dentes.