Brasília, 12/7/2003 (Agência Brasil - ABr) - O governo da Bolívia se comprometeu, neste sábado, a transferir, nos próximos quatro meses, três mil hectares de terras a camponeses do Movimento Sem-terra (MST) local, e pôs fim a várias semanas de tensão no campo boliviano.
Os camponeses haviam invadido, há duas semanas, cinco fazendas, sendo que uma delas pertencia à cunhada da primeira-dama do País. Para deixar as fazendas, os sem terra exigiram o saneamento das terras e a distribuição, conforme diziam ter acertado com o governo em novembro de 2001.
Para levar os camponeses a desocupar as terras, o governo boliviano se comprometeu, por meio de sua ministra de Desenvolvimento Sustentável, Moira Paz, que irá concluir o saneamento de 621 mil hectares de terras para transferí-los aos camponeses que ainda não possuem terrenos.
Ainda segundo o acordo firmado, as terras que não estejam sendo cultivadas serão revertidas ao estado, e depois distribuídas aos camponeses sem terra, informou o dirigente do MST boliviano, Ángel Durán. As informações são da CNN.